Espaço Confinado - Segunda Parte

Prólogo

Esta é uma continuação do artigo publicado em julho/2009, que tem como objetivo, além de estender o assunto em tela, promover aos leitores algumas possibilidades motivadoras de Acidentes em Espaços Confinados, comprometendo ainda aqueles que em suas empresas são responsáveis por estas atividades.

Conforme o que destacamos no artigo inicial a este, imagino que esta pergunta deve ter pairado sobre as cabeças dos leitores: Como devem se resguardar as empresas possuidoras de Espaços Confinados em sua planta? Diria que eliminando alguns falhas, desde as mais iminentes, até àqueles consideradas relevantes, que por sinal recebem este nome até se tornarem as causadoras do acidente. Vamos conhecê-las agora: 1ª Falha – Falta de identificação; são aqueles ambientes que por falta de conhecimento, ou por estarem desativados, descartados ou até abandonados em terrenos, não constam placas de identificação, conforme anexo da própria norma, - assim permitindo um acesso livre, tanto a funcionários como qualquer curioso que queira conhecer seu interior. 2ª Falha – Falta de isolamento físico à sua entrada, seja por cadeado, tranca, trava ou qualquer outro dispositivo inserido na porta de entrada ou boca de visita (salvo em equipamentos em linha de produção). Isso vem completar a falha anterior - porque mesmo sinalizado, existe além do curioso, também o desobediente que mesmo diante do aviso explícito de “Perigo de Morte”, decide investir. 3ª Falha – O seu interior; o que há dentro de um Espaço Confinado? Alguns riscos se olharmos e enxergarmos, muito bem, mas existem aqueles que não podemos ver a olho nu, - os gases possuem essa característica, são além de incolores, também inodoros, - sendo capazes de se apresentarem naqueles descartados e deixados esquecidos em galpões e fundos de fabricas. Se você estiver livre destas possibilidades por ser um profissional atento, e fizer uso de equipamentos de primeira linha, onde te fornecerão com exatidão a quantidade e a classe do produto detectado no interior de um ambiente confinado, não se esqueça de certificar as linhas e dutos que abastecem seu tanque, ou qualquer outro tipo de espaço utilizado, se foram devidamente bloqueadas, travadas e etiquetadas, evitando assim, visitas inesperadas de produtos nocivos à saúde. 4º Falha – Equipamentos inadequados; são aqueles usados sem certificações e incorretos para a atividade, geralmente
são feitos em fundos de fábricas ou adaptados, ou ainda por incrível que pareça, existe ainda os conjugados, “um pedaço de cada coisa, onde se constrói um equipamento”. Não podemos admitir tais procedimentos, mesmo que o investimento seja grande, vale à pena proteger, - consulte antes, use os intrinsecamente seguros, à prova de explosão e ferramentas anti-faísca, isso em locais comuns, porém em áreas classificadas, sugere-se uma atenção redobrada. 5ª Falha – Pessoal sem capacitação e sem treinamento; esta capacitação feita com qualidade irá certamente eliminar as falhas anteriores, porque quem está preparado e detém conhecimentos específicos, identificará as situações de risco e jamais aceitará arriscar sua própria vida, por deixar de cumprir as exigências em lei. 6ª Falha – O preenchimento da PET (Permissão de Entrada e Trabalho); este documento tem uma característica dicotômica, ou seja, se preenchida corretamente, trará subsídios e garantias de segurança ao trabalho, mas se for negligenciado seu preenchimento, como itens incompletos, não observância de todos os requisitos, além da assinatura de toda a equipe, que deve constar em seu corpo, será então concebida vazão para erros e situações de risco. Isso reforça a condição de um profissional capacitado e habilitado para o correto preenchimento e continuidade das ações tomadas até o final de cada trabalho em espaço confinado. Percebe-se então que não basta somente o supervisor ter tais habilidades, mas junto dele deverão ser incluídas aos vigias e executantes que formarão uma frente de trabalho, com garantias de competência e discernimento nos locais confinados. Esta equipe conscientizada terá sucesso nos trabalhos, deixando transparente que a integridade física de todos estará igual desde o começo até o término das atividades. Estas seis falhas, vem resumidamente alertar aqueles que continuam insistindo em deixar de lado, procedimentos pueril, que tratados com responsabilidade e respeito à vida, evitarão que noticiários de acidentes em Espaços Confinados sejam manchetes em nossos noticiários.


MARCELO FERREIRA
Técnico em Segurança do Trabalho
macerreira@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas