Explosão em caminhão tanque

O infeliz acidente ocorrido em 31 de outubro de 2014 na região de Osasco em São Paulo, vitimou fatalmente o trabalhador V.P.S. aos seus 50 anos, quando efetuava suas tarefas de rotina e, segundo dados fornecidos, lixava um caminhão tanque de armazenagem e transporte de produtos inflamáveis, o que resultou em explosão.


    Corpo de soldador sendo retirado do local da explosão (Foto: Olívia Florência/G1)

As declarações do perito que acompanhou o caso são vazias e sem afirmações, talvez receosas por conclusões precipitadas.
Esperamos que esse perito observe a infração comumente ocorrida por empresas detentoras de veículos que contém em seu interior produtos químicos, essa falha está diretamente ligada ao fato destes caminhões não possuírem identificação de Espaço Confinado e, por esse motivo, no momento em que trabalhadores não avisados e destreinados atuam nessas situações, cometem diversos erros que colocam em risco suas vidas e de terceiros.


Neste caso em especial, por não adotarem as medidas de controle relacionados ao gerenciamento em espaços confinados furtando-se de: identificação; liberação; monitoramento dos gases; ventilação; e utilização de equipamentos adequados, sem conhecer a gravidade da situação incorreram dentro dos limites perigosos de explosividade.
Ao abrir a boca de visita do tanque, mesmo que este estivesse vazio, houve liberação dos vapores do líquido inflamável que em contato com o oxigênio e em determinado momento atingiu o que denominamos de mistura ideal, culminando com o processo de lixação, que serviu como fonte de ignição ao produzir faíscas, toda esta combinação resultou em explosão. Assustando outro trabalhador que havia efetuado a mesma tarefa e, por sorte do destino não encontrou a mistura ideal em seu processo.
A dimensão do ocorrido foi motivo suficiente para deslocar 10 viaturas do Corpo de Bombeiros e pior que isto ceifou mais uma vida inocente.

    


































Oficina em que ocorreu a explosão ficou interditada (Foto: Olívia Florência/G1) 



Para acessar o vídeo da reportagem clique no link abaixo:

http://s04.video.glbimg.com/x360/3733623.jpg


  Marcelo Ferreira
Consultor em SSO
macerreira@gmail.com




Comentários

Postagens mais visitadas