Conceitos básicos sobre Mapeamento de Processos

Para a realização de um Mapeamento de Processos escolhemos como exemplo um restaurante as apresentações abaixo, complementarão esse artigo, com estudos sobre o método de "Polvo" e "Tartaruga".
Dentro desta metodologia, de Mapeamento de Processos o “IATF” indica três classificações para os processos:

  • COP = CUSTOMER ORIENTED PROCESS
         processo orientado ao cliente ou POC”

  • SOP = SUPPORT ORIENTED PROCESS
         processo de apoio ou “PA”

  • MOP = MANAGEMENT ORIENTED PROCESS
          processo de gestão ou “PG”.

O POC é  um processo voltado para atender aos requisitos da ISO 9001 que tratam das necessidades do cliente (ex: vendas, logística, marketing, etc.);
O PA também é um processo, neste caso voltado para dar apoio ao POC naquilo que envolve as questões de manutenção, metrologia, diagnóstico e etc. 
O PG versa sobre a gestão do processo, ou seja, é de grande importância para os demais e para a continuidade da qualidade oferecida nos produtos e na garantia da satisfação dos clientes, tendo como exemplo a Análise Crítica do Sistema de Gestão, Monitoramento de Indicadores, etc.

Quando utilizarmos o “POLVO” como método de Mapeamento de Processos, esse método nos permite identificar as interfaces de uma organização com os seus clientes (e por sua vez leva à identificação dos "POC".

Temas básicos que envolvem um processo devem ser relatados no POC e para isso o método de sequenciamento linguiça" pode ser utilizado como a ajuda de um check-list, por exemplo e, se todos os processos levantados pelo “POLVO” conseguir “responder” a esses “temas básicos” permitindo uma relação com as interfaces dos clientes, então todos os “POC” foram corretamente identificados.

Após isso cada "Processo" separadamente será representado por uma "Tartaruga" semelhantemente com o método de "Espinha de Peixe" estando intimamente envolvido e reconhecido como processo identificado, indicando também as atividades básicas para a “transformação” de requisitos em características, se trata de um gráfico que permite identificar os fatores que influenciam nos processos de entrada e saída: 
"Entrada" onde através do “POC” usa-se as informações do “POLVO” e, em um “PA” e em um “PG” são as informações necessárias para obter os resultados esperados;
"Saída" através do "POC" também usa-se as informações do "POLVO", porém em um “PA” e em um “PG” esses são os resultados esperados.

Com os objetivos básicos da "Tartaruga" contemplamos detalhadamente como essenciais os seguinte itens:
  • Máquina = identificação da infraestrutura utilizada no processo (equipamentos, aparelhos, dispositivos, instrumentos, “hardware”, “software”, etc.)
  • Meio Ambiente = identificação das condições “ambientais” necessárias para o processo.
  • Matéria Prima = identificação dos “insumos” que são necessários para o processo (limitar ao necessário para o produto e/ou serviço “final”)
  • Mão de Obra = identificação das funções envolvidas com a execução do processo
  • Método = identificação das rotinas de trabalho (ou referência a documentos complementares de origem interna ou externa, inclusive a legislação aplicável), sendo que tais rotinas devem indicar: a seqüência de trabalho, os critérios para avaliação dos resultados obtidos, o tratamento das divergências detectadas e finalmente o controle de documentos e registros.
  • Medição = identificação dos indicadores de eficácia (atendimento aos objetivos) e de eficiência (resultados obtidos em função dos recursos utilizados.
Após a publicação do artigo anterior que desenhou o reabastecimento de um réchaud e as atividades dos profissionais envolvidos, as apresentações abaixo tem como objetivo ilustrar todo o conteúdo exposto e explanar como forma de um processo completo de mapeamento de processos.
O próximo artigo dessa série atenderá todos os requisitos para a implementação de uma Gestão Integrada em um restaurante. 










MARCELO FERREIRA
Pós Graduado em Gestão Integrada
macerreira@gmail.com

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