Sistema de Gestão Integrado

Quando o desejo do empregador está voltado para a implementação de um SGI (Sistema de Gestão Integrada), levando em consideração a elaboração dos primeiros passos, aqueles já apresentados nos artigos anteriores, que trataram do Mapeamento dos Processos através dos métodos de "POLVO" e de "TARTARUGA", os próximos eventos estarão descritos neste estudo.

O desafio agora está em torno do atendimento aos requisitos contemplados nas exigências de certificação, tal desafio se dará na identificação dos itens relacionados e seu atendimento aos requisitos de cada norma, seja ela ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001 e SO 8000.

Para o processo de integração dos processos aos requisitos da ISO 9001:

Os requisitos do sistema de gestão, indicados na seção 4 da ISO 9001 são “atendidos” pelo recurso “Método”, já que nos mesmos estão definidos os critérios de execução e controle para cada um dos processos identificados, o manual da qualidade pode ser o sequenciamento de POC e o conjunto de “TARTARUGAS”.

Para o processo de integração dos processos aos requisitos da ISO 14001:

O sistema de gestão ambiental pode ser integrado ao SGI através da criação de um processo de apoio (“PA”) especifico para as atividades de “planejamento” (item 4.3), “implementação e operação” (item 4.4) e “verificação”(item 4.5), a “análise crítica pela administração” pode ser feita dento do “PG” já identificado para a ISO 9001.

Para o processo de integração dos processos aos requisitos da OHSAS 18001:

O sistema de gestão de SST pode ser integrado ao SGI através da criação de um processo de apoio (“PA”) especifico para as atividades de “planejamento” (item 4.3), “implementação e operação” (item 4.4) e “verificação”(item 4.5), a “análise crítica pela administração” pode ser feita dento do “PG” já identificado para a ISO 9001.

Para o processo de integração dos requisitos da SA 8000

Os itens 1, 2, 4, 5, 6, 7 e 8 são atendidos pela:
Descrição das exigências prescritas na SA 8000 no recurso “Requisitos” do processo de apoio “RH”

Os processos devem ser devidamente identificados e descritos através de diagramas do tipo "TARTARUGA” ou através de uma “SOLIMATRIX”,  que foi a forma escolhida para descrevermos como um restaurante de self-service tratará todos os seus processos integrando-os aos requisitos de planejamento, implementação, verificação e análise de um sistema de gestão integrado.



Após isso, para o próximo artigo colocaremos um planejamento para o cumprimento dessa implementação num prazo de 4 meses.



MARCELO FERREIRA
Pós Graduado em Gestão Integrada
macerreira@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas