Conceito de Responsabilidade Social

Responsabilidade Social é tudo que uma pessoa, uma empresa, uma comunidade ou qualquer outro ciclo que envolva uma participação em sociedade, estando estes voltados ao reconhecimento dos cidadãos, individualmente ou em conjunto, dos seus direitos e, principalmente evidenciando seus deveres sobre a sociedade em geral. Este conceito está fundamentado no princípio de que, em maior ou menor grau, as ações individuais sempre têm algum impacto (positivo ou negativo) na vida de outros cidadãos e da coletividade.
A visão corporativa empresarial deve estar atenta para as boas condições de trabalho e saúde de seus associados, sem que haja discriminações, trabalhos forçados e qualquer tipo de assedio, demonstrando com isso sua preocupação em equiparar na tratativa de assuntos assistencial social e de condições trabalhistas, assim tudo que envolver o cidadão no quesito empregatício, terá de ser, transparente e que o assegure de maneira objetiva e produtiva. 
 Assim, a Responsabilidade Social concretiza-se por meio da tomada de atitudes, comportamentos e práticas positivas e construtivas, que contribuem para preservar e melhorar o bem-comum e elevar a qualidade de vida de todos. Quando aplicada às empresas, a expressão também é sinônimo de Responsabilidade Social Corporativa, o que em determinadas situações começa por seus gestores e sempre contará com a participação significativa e em certas oportunidades essenciais da grande massa de colaboradores a partir da pirâmide empresarial ou do organograma organizacional de baixo para cima. 

MARCELO FERREIRA

Pós Graduado em Gestão Integrada

Comentários

Postagens mais visitadas